HOME > notícias

 

Últimas notícias

Notícias

Próximos Eventos

Açu e Portais de Hércules

Saída: 21/10 a 22/10 - 2017

detalhes

Torres del Paine - W

Saída: 12/12 a 18/12 - 2017

detalhes

Atacama - Uyuni

Saída: 10/02 a 17/02 - 2018

detalhes

Programação completa

Caminhadas Trilhas Rio de Janeiro Brasil

Saiba escolher a roupa certa para sua aventura

Publicado em 20/05/2014

 

ToursAlguns recursos do vestuário influem diretamente no rendimento de quem for fazer uma trilha mais demorada, ou em região muito fria: peso, volume, conforto térmico, secagem rápida e a praticidade, seja numa caminhada ou numa corrida de aventura.
Roupa leve, além de oferecer melhor mobilidade e secagem rápida, facilita na hora de carregar a mochila.
Para atividades em temperaturas mais baixas, precisamos de roupas que esquentem. Uma blusa confeccionada com fibras sintéticas, como o fleece, além de ser muito leve, possui uma boa capacidade térmica. Ele retém o calor do corpo deixando passar apenas vapor do suor. Mesmo molhado mantém a temperatura, seca rapidamente, o que o torna prático e funcional nas trilhas.
Os tecidos hoje podem ser: impermeáveis respirável, resistente à água (hidrorepelente), resistente a vento, isolante térmico, antibacteriano, anti-raios ultravioleta, entre outros. Atualmente existe uma infinidade de composições de fibras sintéticas, que proporcionam cada vez mais conforto ao viajante. Saber escolher acaba sendo determinante para o êxito da aventura.
Vestindo-se por camadas - O conceito de se vestir é um pouco diferente do de outros esportes. Abaixo estão relacionadas as três camadas que compõe o vestuário. Cada camada corresponde a uma peça de roupa.
1ª Camada - Absorção
As peças da primeira camada ou segunda pele são responsáveis pela transferência do suor para a superfície externa do tecido. Devido à construção do tecido, o suor é “retirado” da pele e eliminado quando transferido para a superfície externa do tecido sobre processo de vaporização. Isto reflete no conforto e bem estar da pessoa diretamente.
2ª Camada - Isolamento térmico
São estas as peças responsáveis pela retenção do calor. Nosso corpo quando em atividade física libera calor e vapor de suor. As roupas de segunda camada devem reter este calor deixando escapar apenas o vapor de suor.
3ª Camada - Proteção
Além de proteger contra a chuva, barra o vento que é o responsável pela perda de calor. Na verdade a 3ª camada impede que entre o vento gelado.

 

notícias



O que fazemos  |  Programação  |  Tours Privados |  Reservas  |  Missão  |  Contato  |  Parceiros
Home  |  Empresarial  |  Trabalhe conosco  |  Notícias  |  Termos e Condições   
Trilha a Pé Turismo e Eventos Ltda ME - CNPJ: 09 533 628/0001-27 - Cadastur: 19.062398.10.0001-6 - Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.